Itabiranos brilham na Olimpíada Brasileira de Astronomia e na Jornada de Foguetes

Alunos itabiranos da Rede Municipal de Ensino fizeram bonito na 28ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 19ª Jornada de Foguetes (OBAFOG), ambas realizadas em maio deste ano. Estudantes da cidade alcançaram bons resultados e vários deles garantiram vaga na seletiva internacional da OBA e na próxima etapa da OBAFOG, que será realizada no Rio de Janeiro. 

O Colégio Municipal Professora Didi Andrade pode se orgulhar das 12 medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze conquistadas pelos alunos na Olimpíada de Astronomia. Entre os medalhistas de ouro, os estudantes Priscila Gonçalves, de 14 anos, Geovana Vitória, de 15 anos, e Gabriela Guimarães, de 21 anos, estarão na etapa internacional da OBA.

Já as escolas municipais Marina Bragança e José Gomes Vieira tiveram, cada uma, três alunos selecionados para a próxima etapa da Jornada dos Foguetes. A competição será em outubro deste ano, no Rio de Janeiro. Nesta olimpíada, os estudantes precisam produzir os próprios foguetes e registrar o lançamento do equipamento. 

Reconhecimento 

Os alunos premiados, professores e os diretores das escolas foram recebidos pelo prefeito Marco Antônio Lage na última semana. O Chefe do Executivo destacou a importância da valorização da educação pública e os investimentos em projetos que desenvolvam o interesse dos jovens estudantes por ciência, tecnologia e inovação. “É inspirador ver a educação pública de Itabira transformando vidas e formando essas mentes brilhantes. Esses alunos mostraram que o conhecimento e a dedicação podem nos levar a lugares incríveis”, disse o prefeito.

Já a secretária municipal de Educação, Edna Carvalho, ressaltou o papel das escolas e dos educadores na conquista: “Essas medalhas são fruto do trabalho coletivo, onde professores comprometidos e alunos dedicados, fazem toda a diferença. A rede de ensino acredita no potencial de cada estudante e celebra muito essas conquistas”.

OBA

A OBA é um evento que conecta estudantes de todo o Brasil à astronomia e astronáutica. A prova avalia conhecimentos e a participação na Jornada de Foguetes é um dos desdobramentos do evento. A participação dos estudantes na olimpíada tem como objetivos principais estimular a curiosidade científica, promover a interdisciplinaridade e desenvolver habilidades como raciocínio lógico, investigação e trabalho em equipe. 

A primeira etapa de avaliações para a OBA e a Jornada de Foguetes em 2025 ocorreu em maio, de forma presencial, nas escolas de origem dos alunos.


Categoria:

Deixe seu Comentário