Dispositivos utilizados por diabéticos distribuídos pelo Estado são suspensos preventivamente

A Secretaria Municipal de Saúde foi comunicada, nesta semana, sobre a suspensão temporária do uso dos glicosímetros da marca OK Pro e de suas respectivas tiras reagentes. Os dispositivos são utilizados por pacientes diabéticos em todo estado e são distribuídos pelo Governo de Minas Gerais aos municípios, inclusive Itabira, onde a SMS já busca alternativas para ofertar aos usuários da rede pública.
A suspensão consta em Nota Técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e acontece após testes do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) apontarem falhas de aferição no aparelho distribuído pelo estado. A orientação é para que os dispositivos sejam retidos até que todas as análises sejam concluídas pela Vigilância Sanitária Estadual.
Em Itabira, as unidades de saúde já suspenderam o uso e a distribuição do equipamento temporariamente. O município ainda aguarda um parecer final sobre a segurança dos produtos e novas orientações do Estado para a substituição da marca fornecida. Apesar disso, a SMS já está empenhada em encontrar novas formas para a aquisição de novos insumos de forma rápida e segura, visando garantir a continuidade da assistência aos pacientes insulinodependentes.
Todos os novos procedimentos serão informados aos usuários por meio das unidades de saúde e canais oficiais da Prefeitura de Itabira de maneira imediata e transparente.